Trocas Preciosas

#33 Atravessadas pelo olhar lúcido de bell hooks

Adriana Oliveira e Priscilla Almeida Season 4 Episode 33

Este é o primeiro episódio do ano de 2025, a qual trazemos reflexões baseadas no Livro Tudo sobre o amor: novas perspectivas; da grandiosa autora e ser humano incrível bell hooks, por meio de uma leitura coletiva desta obra.

Além de mergulharmos em cada um dos capítulos do livro, também fomos construindo um espaço seguro para que pudesse caber todas as nossas experiências que emergiam das leituras. Lapidamos nossa forma de escutar, fomos encontrando formas de nos acolher, aprendemos a enxugar as lágrimas virtualmente, a abraçar a distancia, e a silenciar quando era preciso.   

Este livro em especifico nos convida a compreender o amor como uma potência de romper o ciclo de perpetuação de violências para que que possamos viver uma ética amorosa em sociedade; a pensar o amor como fonte transformadora nas esferas da vida: política, religião, ambiente de trabalho, doméstico e relações íntimas. Bell demonstra que o amor nao está dado, é uma construção diária. Também nos instiga a pensar sobre o respeito e o quanto asseguramos os direitos civis básicos das crianças. Fala sobre a justiça, patriarcado, ambiente laboral, espiritualidade, lógica do capitalismo, poder e ganância. Ela compartilha a importância da comunidade, confiança e perdão. 

Este episódio é um resumo de como fomos atravessadas pelas reflexões da bell hooks, a preciosidade da leitura coletiva e o que mudou em nossa prática diária. Você ouvirá relatos da Adri, Pri, San e Maria. É um episódio também para lhe instigar a ler coletivamente obras que abranjam o amor na perspectiva que a bell hooks nos convida a pensar: o amor como uma ação.

Desfrutem desta conversa deliciosa e a qualquer momento nos escreva dizendo se já conhecia esta ou alguma outra obra da bell hooks e como as partilhas dela te afetaram. Você pode escrever nos comentários da publicação do episódio no Instagram ou no Direct. Nosso instagram é: trocas preciosas. Sua participação e interação importa muito para nós.