
Trocas Preciosas
Este podcast é psicoeducativo e conta com especialistas para trazer suas vivências em primeira pessoa, bem como conteúdos, que nos ajudaram a ampliar nossa visão nos temas discutidos. Não temos a intenção de trazer um certo ou errado e sim dividir caminhos possíveis… Compartilhar a nossa humanidade em comum, trazer um olhar reflexivo e nos sensibilizarmos que as mudanças muitas vezes precisam vir de um olhar coletivo. A materialização deste post cast só foi possível pelo apoio de todos os nossos convidados que generosamente se disponibilizaram em nos apoiar oferecendo suas experiências e conhecimentos. Vale lembrar que não somos especialistas em podcast, somos curiosas e temos uma avidez por conhecer histórias e diferentes pontos de vista. Convidamos você a nos acompanhar com este olhar de que estamos construindo um percurso.
Trocas Preciosas
#37 Experiência e o Saber
Neste novo formato do Trocas Preciosas temos observado nossas experiências e compartilhado investigações pessoais com base em textos de autoria própria, projetos pessoais e textos de importantes autores que nos inspiraram.
No episódio de hoje escolhemos o texto: Notas sobre a experiência e o saber de
experiência* de Jorge Larrosa Bondía.
Aqui um trecho deste texto precioso:
“A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece. Dir-se-ia que tudo o que se passa está organizado para que nada nos aconteça. Walter Benjamin, em um
texto célebre, já observava a pobreza de experiências que caracteriza o nosso mundo. Nunca se passaram tantas coisas, mas a experiência é cada vez mais rara.”
Falamos sobre 4 elementos importantes descritos no texto que impactam diretamente em nossas experiências: excesso de informação, excesso de opinião, falta de tempo e excesso de trabalho.
Dividimos histórias pessoais, reflexões e o que tem nos atravessado.
Bem-vindo ao episódio: Experiência e seu saber.
Caso queira degustar um pouco do que partilhamos, acompanhe os trechos que foram publicados no Instagram.
E se este conteúdo, você acredita que pode apoiar a reflexão de outras pessoas, fique a vontade para compartilhar.
Desfrutem!